Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Primeira semana após a gastroplastia

Amanhã minha gastroplastia faz aniversário de uma semana! Pensem numa semana que demorou a passar!!!! Estou me sentindo bem, não tenho dores, gases, enjôos, nada! Tomo tudo bem devagarzinho, prestando atenção nas reações do corpo.O ponto negativo de tanto bem estar: tenho vontade de comer! Essa fase inicial da cirurgia bariátrica é a mais difícil, e estes primeiros dias são críticos:

Primeiras 24 horas: jejum absoluto sem beber água. Eu lavava a boca para aliviar a sensação de secura. Não há desidratação por que nesse momento estamos hospitalizadas, tomando soro intravenoso. A dor imediatamente após a cirurgia é grande, porém após três horas do final da cirurgia, levantei e caminhei, colocando em prática a dita "deambulação precoce", conforme  recomendam, para minimizar o risco de trombose e os gases da cirurgia laparoscópica, que são de matar.  Isso realmente melhora demais o mal estar. No dia seguinte já não havia quase dor alguma. Até aqui você não lembra de comida, porque o medo de morrer é maior :)

Primeiros cinco dias: momento de desespero com a dieta líquida restrita. Pensem num negócio chato. Só pode beber água de coco, sucos de frutas não ácidas, chás claros e caldo do cozimento de legumes. Tudo isso coado em um coador de café, pra não passar nenhum fragmento. O tal caldo de legumes, também conhecido como "água suja", nome muito justo, é horrível! Teve momentos em que tive até nojo, mas a gente tem que tomar, porque é a única refeição salgada do dia. O problema dessa fase também é o choque de realidade inicial, pois você percebe que vai passar a ver as pessoas comendo e não poderá colocar nada sólido em sua boca por um bom tempo. Uma simples maçã vira um sonho nostálgico. É meio deprimente e você começa a pensar se não era melhor ser gorda e poder comer o que quisesse kkkkk.  

A partir do sétimo dia: no meu caso, a desesperada, a partir do quinto dia comecei a tomar caldos de carne e frango com legumes, bem ralinhos, liquidificados e duplamente peneirados. A diferença é absurda, pois vc se sente mais normal e alimentada, então o desespero em ver comida de " verdade" começa a diminuir. Comecei a tomar whey protein isolado também, misturado com água de coco, e meu corpo reagiu super bem. O whey protein é importante pois a dieta mega restrita provoca muito catabolismo ( perda de massa muscular) e a presença de proteínas de alta absorção e em abundância minimiza um pouco esse efeito. Nestes poucos dias de dieta líquida restrita já era muito evidente a perda de massa muscular. Porém, o suplemento toma o lugar de uma refeição, não pode ser tomado como extra, pois tem bastante calorias!

Hoje: Ousei um pouco mais e tomei um pouquinho do caldo do feijão recém cozido, bem ralinho e peneirado. Adicionei uma colher do caldinho de músculo cozido com legumes. Me senti muito "gente" depois disso!!!! A sensação de inanição foi embora! Estou me sentindo muito bem, sem fome nenhuma e animada!

7 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Estou no processo preparatório para a bariátrica. Vi em um post seu que você optou pela sleeve ao invés do bypass. Meu cirurgião optou pela sleeve, mas depois de ler sobre ela, vi que ela ainda não há comprovação de eficácia a longo prazo. Como você se adaptou a ela? qual foi sua experiencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou com dois anos e 4 meses de cirurgia. Perdi 30 kgs nos primeiros 8 meses. Engordei 5 kgs no ano passado, mas o peso está estável há quase um ano. Recuperei a massa nusculqr aos poucos, não fiquei flácida. Já não preciso mais de suplementos. Posso comer de tudo em quantidade moderada, exceto coisas muito gordurosas, que ficam meio "entaladas". Se ficar beliscando muito a chance de engordar aumenta...Mas o meu problema mesmo é a falta de atividade física. Eu estou muito satisfeita com a cirurgia, é de muita ajuda!Mas não faz milagre, a gente tem q segurar um pouco a onda também. Beijos!

      Excluir
    2. A melhor parte é que com o estômago pequenininho vc fica mais sensível a comidas pesadas... acaba aprendendo a comer coisas mais saudáveis e leves pra não ficar com mal estar. Isso foi ótimo!

      Excluir
    3. Olá Amy. Muito obrigada pela retorno. É ótimo poder ver opiniões reais de pessoas que passaram por esse procedimento. Bom saber também que sua perda e manutenção do peso estão boas. Da muito medo de pensar em passar por todo esse processo e correr o risco de engordar novamente. Obrigada mais uma vez. bjs

      Excluir
  2. Oi boa noite! Estou no meu quarto dia pós cirurgia bariátrica. É bem assim que sinto. Eca! Que água rala ruim.. mas temos que seguir em frente...

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal, estou no meu segundo dia após a cirurgia, amanhã vou pra casa, preocupada mas confiante!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal estou no 4 dia de operada sinto pouco desconforto quando me alimento mas estou confiante

    ResponderExcluir