Os perfis elegíveis para bariátrica hoje são:
* IMC 30 a 35 associado a comorbidades que sejam doenças graves, atestada a gravidade pelos médicos
* IMC 35 a 40, associado a comorbidades.
* IMC acima de 40, mesmo sem outras complicações.
Meu IMC está em 35,8. Quem me vê não nota que sou tão pesada, pois faço musculação, sou bem proporcional, tenho cintura e não tenho barriga. Mas continuo sendo gorda, é um IMC alto, e descobri que tenho triglicerídeos, colesterol, alterações hepáticas, problemas no joelho e hérnias discais na coluna. Problemas em fase inicial, mas que tendem a piorar se meu peso continuar nesses índices. Além disso, sempre sonhei voltar a ter meu peso normal.
Aprendi muitas lições nesses 14 anos acima do peso. Aprendi a me achar bonita mesmo fora dos padrões midiáticos e sociais. Aprendi a me vestir bem, valorizando meu corpo, ainda que o mercado da moda não ajudasse. Acima de tudo, aprendi que, apesar de um corpo escultural atrair os primeiros olhares, o que vale mesmo é o conteúdo... e a performance (hehehehehehe)...
Mas apesar disso tudo, ainda me sinto mal com o excesso de peso. E notar que esse excesso já começava a prejudicar de verdade minha saúde foi a gota d'água. Então, cansada de fracassar nas dietas, resolvi tentar a redução de estômago.
Começou então a maratona de exames... Segue logo abaixo a listinha:
- Avaliações com endocrinologista, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.
- Avaliação cardiológica com teste ergométrico e ecocardiograma com doppler
- Espirometria
- Doppler de membros inferiores
- Polissonografia ( monitoramento do sono para apurar se há apnéia, ronco e outros distúrbios)
- Avaliação com ortopedista e ressonância magnética dos segmentos corporais afetados.
- Exames de laboratório bem completos, com dosagens hormonais, vitaminas, HIV, Hepatite e outros.
- Raio X de tórax
- Ultra-sonografia de abdome total
- Relatório do cirurgião com a razão da indicação e solicitação da cirurgia.
Consegui todos esses exames em um prazo recorde, correndo muito a cidade e esperando resultados de pé, no balcão, pra botar pressão... Os médicos foram muito simpáticos comigo e adiantaram a entrega em todos os casos. Com tudo pronto, fiz a perícia no meu plano de saúde, que é o CASSI, e estou aguardando a autorização da cirurgia. Caso não autorizem, vou entrar com um mandado de segurança. Mas tenho fé que tudo vai dar certo. Torçam por mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário